Séries Infosol: Missões – II

ATÉ AOS CONFINS DA TERRA: DESAFIANDO A IGREJA PARA O TRABALHO DA IGREJA

“… e em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lc 24.47); “Mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49).

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8).

Por Ivonete Lopes

Leia a primeira parte da série, clique aqui.

Era muito bom ser membro da igreja em Jerusalém. Os apóstolos estavam ali, a igreja crescia diariamente, havia cuidado pastoral de uns para com os outros… Mas o desafio agora era a Judéia. Depois do revestimento de poder, os discípulos deveriam sair. Era a igreja sendo desafiada para o trabalho missionário fora de suas portas. Para alcançar a Judéia era preciso que a igreja deixasse sua comodidade e seu comodismo, isto é, o seu conforto e o seu egoísmo. Bom era estar em Jerusalém, mas era preciso alcançar a Judéia, Samaria e os confins da terra.

JERUSALÉM, O PONTO DE PARTIDA

“Começando por Jerusalém…”  A ordem de Jesus era para que ficassem em Jerusalém até receberem o revestimento do poder do alto. Aguardar o Espírito Santo, e depois saírem. Nota-se, pois, que:

  • A idéia de Missões vem de Deus e deve ser feita conforme a orientação de Deus.
  • A tarefa missionária é para ser realizada no poder do Espírito Santo.
  • A mensagem de missões é o “arrependimento e a remissão de pecados”.
  • O veículo, o instrumento que Deus usa para que a mensagem missionária seja proclamada é a igreja.
  • O propósito missionário de Deus é universal – o mundo, a partir do lugar onde estamos, a partir da nossa Jerusalém.

Deus deu as diretrizes, o Espírito Santo veio, mas os discípulos permaneceram no mesmo lugar. A perseguição fez a igreja voltar-se para fora e o desafio da Judéia e Samaria levou-a a repensar que “o campo era o mundo”. Não fiquemos à espera de uma perseguição para levarmos o evangelho até aos confins da terra, (At 8.1).

O CUIDADO PASTORAL DE JERUSALÉM

O avançar para a Judéia não significa esquecer Jerusalém, pois que proveito haverá se ao abrirmos uma nova porta, fecharmos uma que já está aberta? O texto bíblico mostra que, enquanto os discípulos davam assistência pastoral à comunidade em Jerusalém, os apóstolos se dedicavam à oração e ao ministério da palavra. Esse esforço conjugado trouxe crescimento à palavra de Deus e multiplicação ao número de discípulos, At 6.1-7.

JUDÉIA, SAMARIA E OS CONFINS DA TERRA

O plano de Deus para as suas igrejas locais, não é apenas Jerusalém, ou seja, onde essas igrejas estão. O grande desafio de Deus é os “confins da terra”, saindo de Jerusalém e passando pela Judéia e Samaria. Para isto as igrejas precisam: de muita oração para que todos os seus membros se sintam envolvidos e apaixonados pela missão de Deus; fazer planos com alvos possíveis de serem alcançados; fazer parcerias, buscando a cooperação de outras igrejas com a mesma paixão missionária; usar os lares de irmãos que estejam disponíveis como ponto de partida para o estudo da Palavra de Deus; dar uma assistência sistemática e programada à nova frente missionária.

Somos nós, a igreja, os crentes, que vamos levar a mensagem. Deus não espera que nos enchamos primeiro de teologia, de história da igreja, de doutrina, de outros conhecimentos. Deus quer que partilhemos a nossa experiência – quem eu era antes de conhecer a Cristo e quem eu sou depois da minha experiência pessoal com Ele. Isto todos nós sabemos fazer. Tudo o que Deus quer é que estejamos disponíveis para Ele. Ele dar-nos-á a capacidade necessária, os recursos próprios, as pessoas, o momento certo.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” (João 15.16a)

Anúncios

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s