Avareza e idolatria estão por trás da crise financeira, afirma Papa

Esta notícia foi veiculada no início de 2009, pouco tempo depois do estopim da crise que se arrasta até os dias de hoje.

Só por recordação, vale lembrar que todo esse conflito financeiro, que está devastando a Europa, começou nos EUA, no segundo semestre de 2008.

Estou reeditando este post, pois ele permanece muito válido, afinal, lá em 2008, a crise só estava começando.

A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. E esse amor, para o capitalismo, pode ter sido um tiro no próprio pé.

“Na queda dos grandes bancos americanos se demonstra o erro de fundo: a avareza humana e a idolatria que obscurecem o verdadeiro Deus, que é sempre a falsificação de Deus com um outro deus Mammon (em aramaico avareza) que retorna”, disse Bento 16, segundo apurou a Folha de S.Paulo com informações da agência Efe.

Só que o pontífice se esquece de que a própria Igreja Católica é uma das maiores fomentadoras da idolatria. Ou adorar imagens feitas de gesso, madeira e ouro não é idolatria?

A Bíblia, em várias momentos, faz referência a esse tipo de conduta. Só pra confirmar, aqui vai alguns trechos:

Levítico 19:4 – Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Levítico 26:1 – Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.

Levítico 26:30 – Destruirei os vossos altos, derrubarei as vossas imagens do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos; e a minha alma vos abominará.

Salmo 97:7 – Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.

Isaías 31:7 – Pois naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes.

Isaías 45:16 – Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntos em ignomínia os que fabricam ídolos.

Ezequiel 14:6 – Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e deixai os vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações.

Esses são apenas alguns dos vários versículos que falam sobre adoração a ídolos. Fica aí como sugestão de leitura para quem tem alguma dúvida sobre isso.

Mas antes de lê-los você tem de fazer uma reflexão importante: você realmente crê na Bíblia como revelação sagrada de Deus? Isso faz toda a diferença.

Texto reeditado e republicado.
Originalmente publicado em Março de 2009.
Anúncios

About Francisco Eliciano

Francisco Eliciano é graduado em Administração de Empresas. É membro de Igreja Batista em Teresina-PI. Dá muito valor ao estudo bíblico. Sobretudo, ele é servo de Jesus Cristo. Escreve no Infosol desde 2008 juntamente com uma galera fantástica. Também colabora com o 'Ideias que Conecatm' uma página no facebook (facebook.com/iqconectam).

There are 2 comments

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s