Obediência: O básico que devemos saber

Muitos cristãos têm realmente vacilado quando obedecem aos seus líderes quando os mesmos estão errados. Em Mateus Jesus afirma que escribas e fariseus estavam fechando as portas dos céus para as pessoas, e eles eram os líderes espirituais daquele tempo.

Pastores, apóstolos e líderes de hoje têm fechado as portas dos céus a cristãos recém convertidos como também a cristãos mais maduros que se deixam levar pelos ventos de doutrina!

Muitos têm sido advertidos, mas preferem idolatrar a seus líderes, obedecendo-os mesmo estando errados ou seguindo-os pelo êxodo nas igrejas (sim, há cristãos que seguem pastores que vivem pulando de igreja em igreja, e só se fixam quando esse pastor decide montar uma igreja própria! Que é isso, senão idolatria?).

O Apóstolo Paulo é bem claro ao comparar nosso crescimento cristão com o crescimento físico. No início somos bebês espirituais e precisamos apenas de leite. Mas há os mais maduros na fé que podem comer comida mais sólida. A partir daí concluímos que é parte do plano de Deus que, mesmo sendo pastoreados precisamos saber andar com nossas próprias pernas; precisamos ter independência espiritual, assim como um jovem de 20 anos na casa dos pais consegue ser um bocado independente!

Paulo, por várias vezes, junto com Pedro e o próprio Jesus nos advertiram muito da vinda de falsos mestres, e a própria Palavra também deixa claro que o conhecimento é fundamental! No livro de Oséias Deus diz que seu povo foi destruído porque faltou conhecimento. No livro de João é dito que, se conhecermos a verdade, ela nos libertará!

De fato, a adoração, sem o conhecimento é vã! Sem o conhecimento, você pode até estar tentando buscar o certo, mas sempre vai alcançar o errado! Você adora a Deus num instante e no outro o nega com suas atitudes moldadas pelo apóstolo, líder ou pastor. Num momento você pode estar alegrando ao Espírito, mas no momento seguinte entristecendo-O ao escolher, conscientemente, errar com o pastor, podendo estar acertando com Deus!

Deus nos deu inteligência e nos deu poder de escolha, e errar, mesmo sendo para obedecer ao seu líder espiritual, é a pior escolha. É como se um cego estivesse caminhando para um buraco, e pedisse pra você ir junto a ele. É certo que você tem a oportunidade de evitar cair no buraco, e talvez consiga evitar que o cego caia lá também. Mas ao escolher obedecer a seu líder, estando ele errado, é como se você vendasse seus olhos e fosse junto com o cego; cair no buraco é inevitável, e você sabe disso (seja porque você viu ou porque alguém te avisou).

Portanto, no caso dos desavisados (geralmente recém-convertidos), o pastor/líder/apóstolo lhes fecha as portas dos céus. Quanto a você que entra junto com ele no erro, você mesmo fecha as portas do céu para si!

Pra finalizar, todos, todos nós somos passíveis de erro! Não é a toa que temos a Bíblia! Simplesmente tudo o que for dito não pode ser acreditado de primeira vez, é necessário ser verificado na Palavra – inclusive esse texto (o fato das referências não estarem completas foi proposital para você exercitar sua leitura e memória, buscando nos livros citados os versículos que concordam com o que disse)! E se houver erro, mesmo que tenha sido o seu mui amado pastor/líder/apóstolo, você que teve o discernimento (ou foi avisado) é o maior responsável por não cair no pecado e ainda alertar os demais, inclusive o seu líder espiritual! Mas caso você decida vendar aos seus olhos, não avisar ninguém e ainda entrar no erro, só lamento pela sua alma!

Anúncios

About Evandro J.R. Silva

É Doutorando em Ciência da Computação. Convertido desde os 6 anos de idade, a partir dos 15 anos começou a ler e estudar a Bíblia autodidaticamente. É membro de uma Igreja Batista. Gosta bastante de jogos eletrônicos e de ler, principalmente sobre apologética e literatura fantástica. Tem como gosto musical preferido o metal sinfônico.

There is one comment

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s